"" As Principais Dicas Sobre Bordados: Aprenda as Principais Técnicas dos Bordados Agora

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Aprenda as Principais Técnicas dos Bordados Agora

Antes de começar um bordado livre é importante analisar as formas do desenho para definir alguns detalhes e evitar retrabalhos. Preencher curvas e formas circulares às vezes pode ser um desafio, mas com a prática e algumas técnicas, aos poucos o bordado fica perfeito.

Para bordar preenchimentos com o Ponto Cheio, primeiramente analise o tamanho da área a ser bordada. Em formatos muito grandes, o Ponto Cheio não é a melhor opção porque vai ficar com falhas. Em breve vou postar pontos que podem ser utilizados nessas áreas maiores de preenchimento.



Depois de analisar o tamanho, utilize um ponto de contorno para delimitar as bordas. No meu exemplo eu bordei com o ponto-atrás. Uma outra boa opção para essa etapa é contornar com o ponto corrente.

O próximo passo é definir a direção e o ângulo dos pontos. Algumas partes devem ser bordadas com linhas horizontais, já em outras, as linhas verticais são a melhor opção. Nas partes mais curvadas as linhas devem acompanhar o desenho com variação de ângulos. Para facilitar, simule os bordados em um rascunho de papel testando diferentes alinhamentos.

No meu exemplo eu usei um tecido com trama uniforme somente para ilustrar, mas o acabamento fica melhor em tecidos planos de algodão ou linho.

É importante também verificar se o tecido escolhido tem estrutura suficiente para segurar o seu bordado. Preenchimentos com muitos fios pesam no tecido e podem deformá-lo, caso você tenha escolhido um tecido leve. Por isso, escolha o tecido certo e a quantidade de fios suficiente para preencher corretamente o desenho. As linhas perlé, como as que usei no exemplo, são uma boa escolha para iniciantes no bordado.



O preenchimento pode ser feito à partir dos cantos ou do centro do desenho, de acordo com sua preferência. Começando pelo centro é mais fácil ter o controle da direção dos pontos ao longo do bordado.

As mesmas técnicas podem ser aplicadas para preencher formas circulares e curvas com o Ponto Matiz e outros pontos de preenchimento.


fonte:http://bordadosdecoracao.com/como-bordar-formas-circulares-e-curvas-com-o-ponto-cheio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário